Thursday, March 22, 2012

A ÁGUA E A ESSÊNCIA HUMANA

Há dia para tudo e todas as coisas, até para a água. Hoje é "Dia da Água". Como se fosse possível comemorar em um dia um elemento que significa a existência de vida no planeta. Tão precioso quanto insignificante para uns, irrelevante para outros, trivial entre outros tantos, secundário ou até inexistente, na interpretação de quem não pensa a vida como um conjunto químico perfeito e permanente e não necessariamente interminável, mas como algo que não precisa ser conscientizado. 
A água é tudo, obviamente, ninguém poderá contestar essa realidade. Planeta desidratado é planeta morto. Quando a ciência alerta para o risco da água tornar-se cada vez mais rara, as pessoas se espantam! Mas o nosso planeta tem mais água do que terra! E tem mesmo, mas distribuída à sua maneira e não à maneira dos homens. Água potável, além de ser limitada  e infinitamente menor do que as áreas sólidas, existe em partes do planeta e de maneira irregular. 
Cidades inchadas de pessoas, em muitos países, estão no risco da escassez. Alerta-se para o fato de que em 2025 dois terços da população mundial vai estar em apuros. Pode-se correr o risco de afogamento de um lado e a escassez completa de água de outro.
Essa possibilidade causa arrepios! Subitamente as cenas da ficção que mostram um planeta com enormes regiões áridas ou com água insalubre começam a ganhar contornos de realidade possível. Gangues malvadas que roubam garrafinhas de água ao invés de estourar caixas eletrônicos. Países com reservas aquíferas sofrendo ameaças de invasão! Tudo isso por causa desse elemento que hoje sai farto de nossas torneiras, a um custo cada vez mais alto, o que demonstra que mesmo sendo vital  para a humanidade não é mais acessível e gratuito como nos tempos dos córregos limpos que matavam a sede de nossos ancestrais.
Há grande dificuldade nas pessoas para entender que a realidade não é imutável, mas sim dinâmica como um sonho ou a imaginação liberta. A terra se transforma, dia a dia, como resultado de um conjunto de ações e pensamentos. Não há como evitar as transformações, mas certamente é possível direcioná-las seja para problemas, seja para soluções. 
O problema da água não é técnico, mas essencialmente humano. (Mirna Monteiro)

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.