Thursday, October 14, 2010

CONTRADIÇÕES DA ALMA HUMANA


O resgate dos 33 mineiros no Chile emocionou e fez chorar as pessoas que trabalhavam ou assistiam ao esforço, inclusive jornalístas que faziam a cobertura no local. O drama representou um tributo à vida! Um momento contrastante com perda de vidas nas guerras do Oriente Médio, a exploração e violência na África e a  intolerância de Israel na Palestina.

A mundo se divide nas emoções, mas a dureza da realidade da violência não consegue matar no ser humano a justa medida da solidariedade e do respeito à dor do semelhante. Entre heróis e vilões, vivemos nos dias de hoje a dualidade do pensamento humano: vencer a todo custo, mesmo que isso represente sofrimento e perdas, ou retomar as rédeas para impedir genocídios e abusos, tornando o mundo mais seguro!

A questão é: qual das opções permitirá a sobrevivência natural? A ação do homem predador parece não se encaixar em uma sociedade mundial que miscigenou culturas e divide expectativas semelhantes em relação ao ambiente que todos desejam. Tudo indica que a postura do futuro é a do homem sensitivo e sensível ao meio, no respeito ao equilíbrio natural.

Foram 33 homens, presos a 700 metros do solo, enfrentando durante 69 dias a possibilidade de morrer na mina de cobre, enquanto pessoas do lado de fora tentavam resgatá-los.   Um espaço adormecido foi ativado, o da relação humana que se identifica e aproxima, como se todas as pessoas que pisam esta terra integrassem um grande organismo, ao invés do isolamento egoísta que não consegue entender a importância da inteiração humana.

Um duro exercício que relembrou o fato de que vidas humanas não tem preço e estão acima de  de vaidades ou ansiedade de lucro de grupos de

indivíduos. Estranha essa afirmação? Não, pois a mesma política que salva vidas pode ser usada para causar a destruição. Só há um problema: hoje estamos todos entrelaçados e a idéia de que é possível varrer o mundo descartando os valores éticos, soa absurda. Ainda que a briga pelos direitos de divulgação da aventura na mina do Chile deva ser acirrada, a idéia de que a vida deve ser respeitada acima de tudo renovou-se. (Mirna Monteiro)

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.