Sunday, June 11, 2006

Filosofia e Literatura


(...)- Não duvide nunca. Caso contrário você cairá no nível de tantos por aí, que procuram segurar-se à razão como quem se agarra ao salva-vidas, pelo simples fato de não ter estrutura para pensar alguma coisa que não lhe foi ensinada desde o berço.
- Não me compare a isso! Eu sei que limitamos nossa mente a uma titica e mesmo as descobertas do início deste novo século são apenas comprovações de coisas que eu já sabia. Mas é que espectros voando pelo corredor.....
- Bem, como eu disse, o fato foi presenciado pela família. A única prova limitou-se à própria experiência deles. Ah, essa conversa me lembra aquele psicólogo, como é mesmo o nome dele?
- Esqueci.....
- Então. Lembrou-me dele tentando dissuadir os participantes daquele congresso. Quem crê no imaterial ou mesmo em possibilidades e toma isso ao pé da letra é imaturo, não era o que afirmava?... Coitado, que imaginação limitada! Concordo que vivemos sobre a terra e devemos nos dedicar também ao óbvio, mas como se pode eclipsar a alma? E o desprezo que demonstrava pela criatividade espiritual? Relacionou tudo mecanicamente, conforme aprendeu a aprender. Pessoas assim, excessivamente lógicas, aprisionam o nosso mundo.
- Ele estava vendendo o peixe dele....
- Pois a mim parecia ser o próprio peixe, afogando-se na água depois de passar por uma lavagem cultural que o fez acreditar que deveria viver nas árvores...é muito estranha e impertinente a mania das pessoas em decorar pensamentos e análises e toma-los como única verdade. Pior, querer impô-los como única verdade. Ridicularizar, sem conscientizar o próprio ridículo.....
- Bem, que importa? Tantas coisas que eram contestadas e hoje são aceitas sem discussão pela nossa ciência. Tudo é uma questão temporal.
- Ah, Liandra! A ciência nunca foi tão exata quanto quis arvorar-se a ser!
- Bom....mas é o que temos. Não acredito que as pessoas possam permitir-se a acreditar naquilo que não podem explicar. Poderia ser diferente, eu sei, mas ainda não é. Eu mesmo posso não contestar, mas no fundo sou do tipo que só acredita realmente quando os olhos comprovam.Vamos, continue a história. Meriel flutuou e então?
(trecho do livro "A Colina" - MM)

No comments:

Post a Comment

Comente os textos ou adicione suas impressões sobre os temas abordados. Clique duas vezes para garantir a postagem.